terça-feira, 6 de março de 2012

Cabelos saudáveis em cinco passos.


  • Fio de cabelo saudável, visto através de um microscópio
O sonho de grande parte das mulheres é ter os cabelos bem compridos, mas nessa ânsia, acabam esquecendo de cuidados importantes e apelando para hábitos agressivos com as madeixas. Qual seria a solução para que os cabelos tenham tamanho mas continuem saudáveis? Esse é o assunto do qual vamos tratar agora.

  • Passo Um : Comece o tratamento de dentro para fora.
    Cremes caríssimos, xampus importados, ampolas vitamínicas, etc, etc, de nada funcionam se não estiverem aliados a uma alimentação rica em nutrientes. Pra quem não acredita, vou explicar: Um fio de cabelo é composto por duas partes com estruturas distintas, o fio em si, (que fica acima da pele) e a raiz, (que fica dentro da pele). A estrutura interna do nosso cabelo, é composta basicamente por aminoácidos, lipídeos, e queratina. Como essa camada se encontra 'protegida' pela pele, os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos fios, chegam no bulbo através da corrente sanguínea, ou seja, pra ir na raiz do problema, literalmente, é necessário começar por dentro.
  • Passo Dois: Usar sempre produtos de boa qualidade.
     Quem pensa que produtos de boa qualidade são sempre mais caros, se engana. Vale sim, se tiver um dinheirinho sobrando no bolso, gastar um pouco mais em uma marca profissional, de salão (existem muitas com um precinho bacana se comparada as outras), principalmente quando se trata de máscaras e cremes de tratamento, o resultado é realmente incrível e vale o investimento, mas existem muitos produtinhos milagrosos que agente acha no supermercado e na farmácia por preço de banana! Cada cabelo responde de um jeito a cada marca, apesar de existir aquelas que os cabeleireiros detestam,e nos mandam ficar longe. Mas o mais importante, é preferir produtos sem sal ou com o ph equilibrado, produtos infantis também são uma boa pois tem fórmula bastante suave.
  • Passo Três: Auto- Avaliar seu cabelo sempre que possível.
    Seja sincera consigo mesma e avalie se o seu cabelo está realmente em boas condições, ou se está precisando de um corte, de uma hidratação mais intensa. Avalie também se os produtos usados estão melhorando de fato sua condição.
  • Passo Quatro: Cortar os fios com frequência.
    Sei que é difícil convencer muitas meninas de que corta-los periodicamente é essencial para os cabelos crescerem, acima de tudo, saudáveis. Essa é uma questão que levanta muitos mitos, como por exemplo, ' cortar deixa os cabelos mais fortes', não é bem isso, o que acontece de fato é que quando o cabelo está ressecado, com pontas duplas, vai desfiando e fica fraco, empaca o crescimento, e quando a dona das madeixas percebe que passou da hora de cortar é tarde de mais, precisa tirar metade do comprimento fora pra dar conta das pontas. O melhor é cortar um pouquinho só, sempre que o cabelo estiver dando sinal, isso evita de cortar muito depois.
  • Passo Cinco: Evite ao máximo processos químicos, e a famosa chapinha.
    Tais recursos abrem a cutícula do fio, e isso vale para tintura, descoloração, alisamentos ... O ideal é que não se misture fórmulas químicas, lembre-se que a estrutura capilar é cheia de 'escamas', misturar processos que abrem essa cutícula pode ser fatal. 
Escamas abertas
Pontas duplas

Pontas duplas

Nenhum comentário:

Postar um comentário